Ensaios Elétricos

Ensaio de Relação de Transformação (TTR)

A analise dos ensaios de transformação em transformadores, baseia-se na comparação das relações medidas nos diversos taps com as relações calculadas e também comparações com as relações medidas no ensaio de recepção em fábrica.

Segundo as Normas ANSI C.57.12.90 e ABNT- EB- 91 a tolerância no erro de relação de transformação não deverá exceder a ± 0,5% ou 1/10 do valor medido da tensão de curto-circuito em porcentagem, devendo-se considerar o menor dos valores.

Entende-se por tolerância a relação da diferença entre os valores medido e nominal para o valor normal (valor de placa).

 

Ensaio de Fator de Potência do Isolamento  

Além de verificar a qualidade da isolação, o fator de potência e o fator de perdas, permitirão ainda o acompanhamento do desempenho de um equipamento durante a sua vida útil, através das variações ocorridas em sua isolação.

Os isolamentos estão sujeitos a deterioração, por agentes químicos, térmicos e físicos. Com a contaminação de um isolamento, ocorre aumento da corrente de fuga (Ir), que eleva o fator de potência e o fator de dissipação.

Tendo em vista que a contaminação do material isolante pode conduzir a conseqüências graves, torna-se importante a realização do ensaio de fator de potência ou fator de dissipação, para se detectar e tomar as devidas providências, no inicio do processo de deterioração, quando o tempo e o custo de recuperação do equipamento será bastante reduzido.

 

Medição do fator de potência

É rotina a medição periódica do “fator de potência” ou do “fator de perdas” do isolamento dos equipamentos elétricos, para avaliação do seu comportamento ao longo dos anos ou constatação de avarias iminentes.

Imaginemos um circuito equivalente ao espécime sob ensaio em que C é a capacitância natural existente entre os elementos condutores do equipamento e Rx é a resistência de fuga ou resistência de isolamento. De um diagrama fasorial com as correntes Ic e Ir, em relação à tensão E, extraímos:

  1. cosj é o fator de potência do isolamento;
  2.  tg d é o fator de perdas do isolamento.



O isolamento será tão mais perfeito quanto menor for o seu fator de potência ou seu fator de perdas. Embora o fator de potência possa ser determinado a partir dos valores obtidos nas pontes de corrente alternada de WIEN e SCHERING, é usual medi-lo através de instrumentos especialmente feitos para esse fim.
 

 

Resistência de Enrolamento

Mede o valor da resistência de isolamento do elemento sob prova, através da aplicação de tensão DC padronizada, e medição da corrente resultante.

 

Resistência de Isolamento

Mede a resistência de isolamento de um dielétrico ou isolante, em mega ohms, através da aplicação de tensão de corrente contínua padronizada. Detecta o acúmulo de materiais polarizáveis no sistema isolante ou na superfície de isolantes sólidos.

 

HiPot

Conhecidos também como Medidores de Rigidez Dielétrica, Testadores de Segurança Elétrica ou ainda Teste de Tensão Aplicada fazem testes de segurança elétrica em equipamentos e produtos eletro-eletrônicos.

  1. Corrente de Fuga
  2. Resistência de Aterramento
  3. Rigidez Dielétrica

 

Ensaio de Tensão Aplicada

Mede a suportabilidade e isolamento do componente para aplicação de valores elevados de tensão, medindo-se a corrente resultante.

 

Manutenção preventiva e corretiva de Subestações

  1. Revisão de Disjuntores em campo ou oficina;
  2. Calibração de Relés de Proteção;
  3. Testes em Transformadores de Potência;
  4. Limpeza e Reaperto das conexões;
  5. Testes funcionais dos equipamentos de Proteção e Controle;
  6. Ensaios Elétricos;
  7. Banco de Capacitores;
  8. Manutenção de Cubículos a SF6;
  9. Comissionamento de Subestações.

 

Realizamos inspeções em sistemas de Proteção contra descargas atmosféricas, captores, descidas, hastes de aterramento, ligações equipotenciais;
Norma utilizada NBR 5419 – Fev. 2001 – Proteção de estruturas contra descargas Atmosféricas;
Medições de Aterramento;

 

 

Galerias de Fotos | Mapa do Site | Download | Login | News
SERVTEC
e-mail: contato@stenergia.com.br
2014 Todos direitos reservados - SERVTEC
by WebAdmin